Viticultura - Videira
A videira é uma planta pertencente à família das vitáceas. Essa família possui cerca de quarenta gêneros, sendo o gênero Vitis, o mais importante. Dentre as várias espécies que pertencem a esse gênero, as mais importantes economicamente são a Vitis vinifera, de origem européia, a Vitis labrusca, a Vitis bourquina e a Vitis riparia, de origem americana.
É denominada de Ampelografia, a ciência voltada ao estudo, descrição e identificação da videira e o seu cultivo.
- Videiras européias - são dessa espécie as variedades que apresentam melhor qualidade para a produção de vinhos finos, sendo conhecidas como variedades nobres. Os seus frutos apresentam proporções ideais de açúcar e acidez para a produção de bons vinhos. São plantas exigentes e a qualidade de seus frutos é fortemente influenciada pelo meio ambiente (solo e clima).
- Videiras americanas - são espécies mais rústicas, mais resistentes às variações climáticas, doenças e pragas. Porém, são de qualidade inferior para a vinificação e, geralmente são utilizadas para consumo direto (uva de mesa) e na produção de sucos, destilados e vinhos comuns.
- Videiras híbridas - são os resultados dos cruzamentos entre as variedades européias e as americanas. Apresentando uma maior resistências às doenças e pragas que as videiras européias, e uma melhor qualidade em relação às videiras americanas. São geralmente utilizadas em áreas não favoráveis ao cultivo das variedades nobres.
Marcelo da Silva Macedo
(@marcelo_da_silva_macedo)
Instagram photos and videos
Perfil para divulgação dos livros, eBooks e outras produções literárias de Marcelo da Silva Macedo.
Link Para o Perfil no Instagram
(@marcelo_da_silva_macedo)
Instagram photos and videos
Perfil para divulgação dos livros, eBooks e outras produções literárias de Marcelo da Silva Macedo.
Link Para o Perfil no Instagram