Harmonização - Regras Básicas
Na harmonização entre vinhos e comidas existem algumas regras básicas que podem ser seguidas com segurança: vinho branco com peixes e frutos do mar; vinho tinto com carnes e vinho doce com sobremesas. No caso das carnes brancas podemos acescentar a seguinte regra: vinho branco para molho branco e vinho tinto para molho vermelho (escuro).
Outra regra básica que pode ser seguida diz que os vinhos mais potentes e encorpados pedem pratos mais pesados (substanciosos), enquanto que os vinhos mais leves pedem pratos mais sutis.
Pode-se fazer uma harmonização por afinidade, quando existe uma complementação entre os sabores, mas também é possível fazer uma harmonização levando em conta o contraste entre o vinho e a comida. Nesse caso deve-se considerar os critérios a seguir:
- açúcar atenua acidez
- acidez atenua gordura
- suculência atenua tanino
Apesar de existirem essas e outras regras para harmonização entre vinhos e comidas, é importante lembrar que também existem várias exceções e que a palavra final acaba sendo o julgamento (com bom senso) e o gosto pessoal de cada um.
Tenha sempre em mente que o mais importante, além do equilíbrio entre a bebida degustada e o prato que acompanha, é o prazer que essa combinação irá lhe proporcionar.
(@marcelo_da_silva_macedo)
Instagram photos and videos
Perfil para divulgação dos livros, eBooks e outras produções literárias de Marcelo da Silva Macedo.
Link Para o Perfil no Instagram